Operação da Polícia Federal realiza a maior ação de erradicação de plantações de maconha da história

Nesta terça-feira (5/3), a Polícia Federal (PF), em colaboração com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), a Força Tarefa Conjunta e o Ministério Público Paraguaio, iniciou a 42ª fase da Operação Nova Aliança, considerada a maior ação policial de erradicação de plantações ilegais de cannabis do mundo.

De acordo com dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de cinco mil toneladas de cannabis são apreendidas anualmente em todo o mundo, através de aproximadamente um milhão de operações policiais. A Operação Nova Aliança alcança números semelhantes a cada seis operações realizadas.

A PF destaca que essa ação é parte da estratégia para erradicar a droga em sua origem, maximizando os recursos dos países envolvidos ao desmantelar estrategicamente as redes de tráfico de drogas e desestabilizar as organizações criminosas.

Além de impedir a entrada de uma grande quantidade de drogas na região de fronteira entre o Paraguai e o Brasil, a ação também resulta em economia nos investimentos em investigações, processos judiciais, manutenção carcerária e no sistema de saúde pública dos dois países.

A PF ressalta ainda que a operação impacta significativamente as estruturas lideradas pelas maiores facções criminosas brasileiras, que usam o tráfico de drogas como fonte de financiamento para outros crimes, como o tráfico internacional de armas.

Compartilhe: