Campeã do carnaval do Rio de Janeiro 2024 será revelada hoje com mudanças na apuração

Nesta quarta-feira (14/2), o Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro aguarda ansiosamente a revelação da campeã do Carnaval, com a apuração marcada para iniciar às 16h. Doze agremiações desfilaram entre domingo (12/2) e a manhã de terça-feira (13/2).

A apuração deste ano traz algumas mudanças, começando pelo local. Diferentemente do costume, a Praça da Apoteose não será o palco, e sim a Cidade do Samba, conforme a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

As principais favoritas, de acordo com especialistas, são Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense, que cativaram o público e receberam elogios. Contudo, para o Desfile das Campeãs no próximo sábado (17/2), outras agremiações como Grande Rio, Vila Isabel, Portela, Mangueira, Mocidade e Beija-Flor podem surpreender e garantir uma vaga, se não houver surpresas com Viradouro e Imperatriz.

No outro lado da moeda, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti e Porto da Pedra enfrentam a possibilidade de rebaixamento para a Série Ouro.

Em relação ao regulamento, poucas mudanças em comparação a 2023. São nove quesitos, cada um com quatro notas, sendo a menor descartada. Um sorteio para definir a ordem dos quesitos ocorrerá ao meio-dia desta quarta-feira, sendo o último quesito utilizado como critério de desempate.

Apesar das regras, empates são raros, ocorrendo somente se duas ou mais escolas alcançarem os mesmos subtotais das notas válidas em todos os nove quesitos. A última ocorrência desse tipo foi em 1988, quando Beija-Flor e Mangueira dividiram o campeonato.

Compartilhe: